A Instituição – Histórico

COMO NASCEU A NOSSA ASSOCIAÇÃO

No final da década de 1950, às 17:00 horas do dia 09 de Outubro, intitulada ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA – A.F.P.M-PG,  cujo regime de trabalho da Prefeitura era dividido em duas categorias: Estatutário e Celetista. Estatutário era agraciado pela distinção de estarem na “elite”, e os demais sob o regime CLT, como “inferiores” da qual, estava vedada a sua participação como sócios. Seu primeiro Presidente foi o Prof. João Ricardo Borell Du Vernay, Funcionário Municipal, nome de destaque no Município e no Estado do Paraná que ocupou importantes cargos nome de referência na educação do Município e do Estado.

   Ilustres pessoas que presidiram a nossa associação:

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Ao final do mandato de Clailto Alvarez, em 1983, ele e um grupo de colegas convidaram Sebastião Mendes para candidatar-se à Presidência da Entidade. Após o prazo de 48 horas para decidir, e de colocadas suas ideias inovadoras para avaliação dos colegas, Mendes aceitou o convite, foi eleito e empossado, em Dezembro daquele mesmo ano.

                                   Coerente com suas propostas, de pronto foi criada uma comissão especial para o estudo e elaboração da proposta dos novos estatutos, presidida pela Drª.  Adelangela de Arruda Moura Steudel.

                                    Evidenciou-se nova filosofia administrativa do Conselho Diretor e as grandes mudanças que viriam acontecer.

                                    Mendes já havia iniciado um devotado trabalho com lideranças celetistas e preparamos o campo para agregar na nova Associação todo o funcionalismo da municipalidade. A democratização foi total.

Uma nova e verdadeira Associação da classe que nascia dentro do espírito reinante, que funcionava com o nome de: ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA – A.S.P.M.-PG. Todos os Servidores, sem qualquer distinção, estavam convidados a participar.

LOCAL ONDE PRIMEIRAMENTE FUNCIONOU NOSSA ASSOCIAÇÃO

                                     Na gestão do Prefeito Otto Santos da Cunha foi cedida uma pequena sala de 12 m² no 2º andar, do Paço Municipal funcionava o atendimento administrativo com uma funcionária da própria prefeitura, cedida pelo Governo Municipal que atendia o expediente da entidade, permanecendo naquele local por 12 anos. Seria injusto se não manifestássemos o apoio do Prefeito Paulo Cunha Nascimento que em sua gestão desapropriou um terreno ao lado do Paço Municipal e construiu um pavilhão transferindo para a Associação, através de escritura pública de uso, que  destinava-se ao atendimento ao público associativo.

FOTOS DE COMO INICIOU NOSSA ASSOCIAÇÃO

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Atualmente muita coisa mudou, melhorou e agora queremos melhorar ainda mais para você, nosso associado. Você pode verificar como está atualmente nossa associação, seja nossa Sede Campestre ou Praiana, nas abas Fotos Praia e Fotos Campestre.